segunda-feira, 6 de junho de 2011

O VALOR DA PENA ALTERNATIVA


PENA ALTERNATIVA, sinônimo de novas oportunidades, pespectiva de vida nova.
Eduardo Henrique, meu fulho, hoje Tenente Coronel da Polícia Militar de Pernambuco; sempre gostou de futebol e sempre foi o dono do time, pois a bola e as camisas eram dele. Jogava no campinho da Escola Municipal Almirante Soares Dutra no bairro da Cabanga, onde moramos até hoje.
Para ter uma idéia da condição social dos seus amiguinhos: o meu filho jogava sem chuteiras para ficar igual aos demais, em compensação, vez por outra estava com cortes nos pés e muitas vezes engessado.
Festejamos seu aniversário de 10 anos. Ele convidou todo o time.
Até cantar os parabéns, todos estavam sentadinhos, cabelinhos engomados e Havaiana nos pés. Cantou-se os parabéns, não deu tempo de servir o bolo e cada um com as próprias mãos serviram-se e comeram tudo. Entre os convidados estava o goleiro do time. No momento meu filho era a criança mais feliz do mundo!
Mais tarde, quando aluno da Academia da Policia Militar, em Paudalho, foi estagiar no Presidio Barreto Campelo e ao passar em um de seus corredores, de uma cela alguem o chamou. "EDU, ME AJUDA!- ao voltar meu filho viu o seu goleiro do time de infância, preso sujo, magro, chorando e pedindo socorro. Estava alí por ter cometido um furto de alimentos e meu filho, emocionado, chorou com ele. Nada podia fazer em favor de seu goleiro.
Logo mais, pediu ao Comandante para prestar o restante do estágio em outro local.
O que aconteceu com aquele rapaz não sabemos. Acreditamos que se naquela época houvesse a Pena Alternativa, ele teria uma oportunidade de recuperar a sua cidadania perdida de outra forma, como aconteceu com dois jovens que pagaram a BEM-AVENTURADA Pena Alternativa no Hospital Evangelico de PE e se tornaram funcionários. Foram recebidos com dignidade pelos colegas e tendo na Diretoria do Hospital um apoio amigo.
Quem poderia dizer o que teria acontecido a esses jovens se em vez de trabalharem em um Hospital tivessem sidos encaminhados e um presidio. Só o Senhor Deus sabe!
Por isto acreditamos que a Pena Alternativa é uma nova oportunidade oferecida aos que querem recuperar o seu direito a cidadania.
Antes esses jovens, eram chamados de "Apenados" hoje sabiamente "Beneficiados" da Lei. Aleluia!
Beneficiado é aquele que recebe beneficio dessa Pena, sem que tragam lembranças do passado.
Sim "Pena Alternativa é um beneficio prestado ao cidadão e consequentemente à Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário