sábado, 22 de janeiro de 2011

A CRIANÇA EM NOSSO CAMINHO


"Ensina a criança NO caminho que deve andar e quando for velho não se afastará dele." Pv. 22:06.
Ensinar NO caminho.
Primeira determinação: em companhia dele(a), segurando sua mão, caminhando juntos, não se afastando, observando seu crescer, suas tendências, seu querer.
Há vários caminhos a serem percorridos por alguém que acaba de ser entregue por Deus aos seus pais, como mordomo, como alguém em quem Ele confia para ensinar o melhor da vida. Vale a pena lembrar que não é propriedade nossa e sim de quem nos confiou: Deus!
Pelo valor histórico o primeiro caminho a ser ensinado a criança para que ela viva bem.
O mais importante: O Caminho DO CÉU - JESUS (Eu sou o caminho..Jo.14:6). Orando com ele(a) e por ele(a), a criança, ensinando a Palavra.
O segundo Caminho: O DA IGREJA - como um local agradável nunca como um castigo (se não for...). Local aprazível, onde as pessoas se sentem felizes.
O Caminho da OBEDIÊNCIA - a Deus, aos pais, avós, os professores,os mais velhos.
Uma criança obediente se tornará um adulto disciplinado.
O Caminho do RESPEITO: Faça que seu filho(a) veja em seus pais alguém a quem deve respeito em todos os sentidos. O caminho mais curto é respeita-lo como criança, não abrindo mão dos direitos e deveres de qualquer cidadão, mesmo de menor idade. Se faça respeitar, não permita uma palavra ou gesto, atitude de desrespeito. Não ria quando se fizer necessário uma repreensão. Lembre que o bebê de hoje será o adulto de amanhã. Como ele cresce fisicamente suas atitudes crescem também. Um gesto agressivo por parte de um pequenino, hoje, não machuca, e amanhã????
O Caminho da HIGIENE: Cada vez que lavar suas mãos, lave também as dele. A criança tende a imitar os pais. A hora do banho deve ser um momento de satisfação. Com cuidados especiais ao lavar o rostinho. Uma gota de sabonete ou xampu poderá fazer da criança um adulto com ojerisa ao banho e dificilmente conseguirá transformá-lo em um individuo que sinta prazer na higiene corporal.
O Caminho da ESCOLA: Logo cedo poderá ser administrado o desejo de conhecer coisas , desenhar, pintar e posteriormente ler e escrever.O incentivo da família será de grande valia.
O Caminho da COMUNICAÇÃO: procurar crianças de idade idêntica para ser seu companheiro(a) nas brincadeiras. Crianças de idades semelhantes desejam sempre as mesmas coisas e se entendem melhor. Isto à vista de um adulto que tenha conhecimento de como cuidar de pequeninos.
Foi assim que criei meus quatro filhos NO caminho do Senhor. Hoje tenho o prazer e a alegria do "DEVER CUMPRIDO"

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.adonainews.com.br

    Vicente Natividade

    ResponderExcluir
  2. Não oro por alguém em particular.
    Oro assim:
    Pelas Sete Divindades que protegem o Universo,
    Pelo seu amor ao ser, pela sua bondade à vida.
    Por um poderoso pensamento elevado ao Cosmo,
    Pelas Sete lanças de fogo que atravessaram o infinito, para livrar a Terra de todos os malefícios.
    Pelos sete dias e as sete noites, que o o povo de Josué rodeou as muralhas de jericó.
    Pela Arca do Senhor e pelos sete sacerdotes que tocaram as sete buzinas para essa vibração positiva.
    Louvor, Glória, Sabedoria, Ação de Graças, Honra, Poder e Força ao nosso Deus para todo o sempre.
    Amém.
    Não haverá pensamento negativo, nenhuma força maléfica que possa com o Poder das Sete Divindades que regem o principio e o fim e que nos protegem para todo o sempre Amém.
    Apocalipse cp. 1 vs. 4:
    João as Sete Igrejas que estão na Ásia, graça e paz seja convosco, daquele que é, que era e que há de vir, e da dos Sete Espíritos que estão diante do seu trono...

    ResponderExcluir